SD40M-2
Qui, 19 de Novembro de 2009 19:48
Ferpa

Compradas no mesmo lote das SD38M, estas SD40M possuem basicamente o mesmo projeto estrutural das SD38M, com a plataforma mais curta em relação ás SD40 tradicionais e escadas retas (clique aqui para ver mais detalhes sobre às SD40). Devido a estas modificações estruturais elas possuem o ''M'' no nome do modelo.
Originalmente só eram diferenciadas devido ao motor diesel, onde as SD40M (que acabaram conhecidas como ''MACOSA'' após a chegada das SD40-2) possuem o motor 16-645-E3 turbo alimentado com 3300 HP brutos e as SD38M possuem o 16-645-E blower ou soprado com 2300 HP brutos. Em decorrência da maior potência as SD40M necessitam de um sistema arrefecimento mais eficiente, com mais radiadores de água e um ventilador a mais. Estas eram as únicas diferenças até o final dos anos 80.

Em 1989 fazendo parte do programa Prolocos da Rede Ferroviária Federal S/A. (RFFSA) as 3 SD40M restantes foram enviadas para a Villares em Araraquara-SP (ZAR) onde foram modernizadas para o padrão DASH-2 ou -2 com a montagem do controle por módulos eletroeletrônicos e freio dinâmico de faixa estendida , sendo esta ultima a única modernização que alterou a estética da locomotiva e sendo mais um diferencial entre as SD38M.
Durante a reforma as 3 unidades foram lastreadas para 180 toneladas, uma vez que possuíam o mesmo peso de 163 toneladas das SD18 e SD38M, alterando o seu esforço trator de 37.235 KGF para 41.000 KGF (o mesmo das SD40-2). Por conta disso elas foram denominadas por parte da General Motors - Electro Motive Division (GM-EMD) como SD40M-2.
Devido a esta modernização as 3 unidades operavam normalmente com a mesma lotação das SD40-2, inclusive escaladas para o famoso auxílio de Barra do Piraí - RJ (FBP) onde as 5202 e 5203 tiveram o acionador do engate dianteiro instalado junto com as SD40-2. Para saber mais detalhes clique aqui.

Atualmente apenas as 5201 e 5202 ainda mantêm o padrão SD40M-2, a 5203 foi modernizada pela MRS para SD40M-3 com a instalação dos microprocessadores ZEIT. A unidade faltante é a antiga 3702 acidentada e sucateada em 1977, sendo assim ficando as antigas 3701 como 5201 e 3703 e 3704 como 5202 e 5203 respectivamente.

Comparando esteticamente com as SD38M, existem diferenças na frente, traseira, laterais e teto.
Começando pela frente a diferença é no cabo de jumper:

As ''MACOSAs'' possuem a tomada de jumper montada em cima do passadiço frontal e traseiro, exatamente no local original de fábrica, sendo apenas modificado para o tipo de cabo fixo usado na RFFSA (foto acima).
As SD38M possuem as tomadas de jumper modificas para baixo do passadiço, sendo esta a única diferença frontal e traseira entre estes dois modelos (foto abaixo).

No teto:

Na foto acima com a 5202 é fácil notar as diferenças, começando de frente para trás temos o escapamento único devido ao turbocompressor, os dois ventiladores grandes do freio dinâmico, a tampa do segundo escapamento (no caso dos motores com blower) e os três ventiladores dos radiadores. Lembrando que os radiadores destas máquinas são maiores em relação as SD38M.
Na foto abaixo com a 5143 pode-se notar os dois escapamentos do motor diesel na frente e atrás dos ventiladores do freio dinâmico, lembrando que ambos ventiladores são menores que os das SD40M-2 e na traseira os dois ventiladores grandes do radiador.

Freio dinâmico:

O freio dinâmico das SD40M-2 possui um dispositivo que diminui a série de resistores de frenagem dinâmica quando está operando em baixas velocidades o que eleva a corrente que circula pelos resistores e mantém a eficiência de frenagem. Por isso o nome freio dinâmico de faixa estendida.
Para isso elas possuem três contatores instalados próximo ao banco de resistores, no corpo mais saliente ao lado do escapamento do motor diesel e ventiladores maiores em relação as SD38M (foto abaixo). Esta é a modernização que causou a alteração estética na locomotiva citada anteriormente.
Nestas duas imagens podem ser observados também os escapamentos do motor diesel citados anteriormente.

Grades do radiador:

Devido aos radiadores maiores e aos três ventiladores as grades dos radiadores são mais compridas e rentes à capota do freio dinâmico (foto acima). Nas SD38M estas grades são bem menores (foto abaixo).

Filtro de ar do gabinete elétrico:
]
Com a implantação do sistema de controle por módulos eletroeletrônicos foi necessária a montagem do filtro de ar para refrigeração do armário elétrico. Captando o ar proveniente da cabine selada, este filtro é montado dentro da caixa existente atrás da cabine no lado esquerdo das SD40M-2, SD40-2, SD40M-3 e SD40-3 (foto acima). Na foto abaixo com a SD38M 5121 é possível notar também a ausência da tomada para carga de bateria.

O ultimo e mínimo detalhe é por conta da tomada para carga de baterias igual das SD40-2. Montada na reforma da Villares na porta do compartimento inferior da cabine do maquinista no lado esquerdo, exatamente abaixo da placa da Villares (fotos abaixo).

Atualmente esta tomada não é mais utilizada e foi isolada, inclusive na 5203 foi removida.

Já na fase MRS as alterações foram mínimas:

Foi montado nas duas unidades as ''orelhas de elefante'' (foto acima), novos velocímetros digitais Zeit (foto abaixo), o SAI e o novo banheiro ecológico dentro do nariz, seguindo o padrão das demais GMs. Para saber mais detalhes sobre estas alterações clique aqui.
Vale lembrar que somente a 5201 ainda opera com as ''orelhas de elefante''

Para ver mais fotos das SD40M-2 acesse nossa galeria de fotos.
Última atualização em Seg, 22 de Março de 2010 00:00